Para dividir minha biografia com crianças de três anos, alunos do maternal do Colégio Imaculado Coração de Maria, em São Lourenço, Minas Gerais, a pedido das professoras Isamara Lage, Patrícia Lis e Thalita B. Scorza, fiz assim:
Crianças, vou contar a minha história. Vocês me ajudam? Sim – eles respondem.
Enquanto eu conto, vou colando no mural os elementos já recortados e pintados.
“Eu nasci perto do mar e aprendi a nadar com os peixinhos. (com as mãos fazemos os peixinhos e cantamos)
Com um ano e meio ganhei uma irmãzinha. Muito cedo nós aprendemos que, ás vezes, pessoas que a gente ama muito, viram estrelinhas e vão morar no céu. (mãos imitam as estrelinhas brilhando)
Quando a gente era pequenininha, nosso pai, ao voltar pra casa do trabalho, trazia livros com histórias e desenhos. E eu entendi que podia voar com eles... (mãos borboletas)
Um dia eu encontrei um passarinho e sai pelo mundo afora, fui conhecer as ilhas, outros mares e as montanhas. Na Mantiqueira, plantei o meu jardim. Com lindas flores, que deram origem a outras florezinhas e atraíram abelhas e joaninhas amigas, o caracol cheio de sabedoria.
No meu jardim tem também um beija-flor azul, com quem eu divido segredos e compartilho sonhos. E é desse jardim que saem os livros que eu escrevo e desenho para as crianças... (mãos borboletas) ”
Eis a minha história. Mas vocês estão me vendo na história? Não
Eu sou o vento que sopra esta história. Agora, com as tintas e as pontas dos dedos, vocês podem me pintar?